BAMBrasil

cropped-horizontal_site_sem.png

Servir as pessoas e confiar em Deus para o impacto

por Mats Tunehag

Ela estava maravilhada e perplexa ao mesmo tempo. Ela foi tratada com respeito e dignidade. Ela era uma mulher que enfrentava o desafio da deficiência. Mas sua vida havia mudado. Com possibilidades mínimas ou até inexistentes de conseguir um emprego, ela agora trabalhava numa empresa de produção. Exercia sua criatividade, fazia amigos, e ganhava dinheiro. Mulheres naquele país e contexto religioso, eram tratadas como cidadãs de segunda classe. Se fossem mulheres com deficiência mental ou física, estariam num nível ainda mais baixo. Mas a empresa para qual ela trabalhava, oferecia empregos dignos para mulheres com deficiência. 

Isso era inédito e fez uma enorme diferença, não apenas na vida dela, mas também na vida das outras mulheres que trabalhavam lá. Causou inclusive, um impacto transformador nas famílias e na comunidade. Essa mulher se perguntava: por que esse ambiente de trabalho é tão diferente? Gera transformação de vidas em diferentes níveis. Ela sabia que o fundador e CEO era seguidor de Jesus. Então disse a si mesma: se é isso o que significa ser um seguidor de Jesus, eu também vou segui-Lo. 

Era um passo enorme e muito arriscado para uma mulher com deficiência, num ambiente muçulmano conservador. O que trouxe ela para Cristo? Uma síntese do evangelho? O filme de Jesus? Um estudo bíblico? Não, foi a gestão humana de recursos, orientada por valores bíblicos, e sustentada pela oração. E no final, claro, o agir de Deus. Essa história real do Oriente Médio, destaca algumas questões importantes enquanto servimos a Deus e às pessoas através de negócios. 

No BAM, falamos sobre uma base quádrupla de resultados: financeiro, social, ambiental e espiritual.

BAM não é fazer negócios com um toque “igrejeiro”. BAM não se trata de cristãos apenas fazendo empreendedorismo social. BAM reconhece Deus como acionista que tem interesse direto na base de resultados múltipla e em múltiplas partes interessadas. Nós podemos e devemos estabelecer metas em cada uma dessas quatro áreas individualmente, enquanto planejamos, operamos e avaliamos. 

No entanto, também precisamos reconhecer que essas áreas de impacto se sobrepõem, interagem e se conectam; e o resultado é maior do que a soma das partes, conforme aprendemos aqui com essa história do Oriente Médio. 

O CEO daquela empresa servia fielmente com excelência, profissionalismo e integridade. Deus usou disso, para atrair a mulher para Si. Houve um momento Kairos. 

Não podemos converter ninguém, empurrando ou forçando à um impacto espiritual. Esse é um entendimento essencial quando fazemos negócios como missão. Devemos servir nossos clientes, empregados e fornecedores com profissionalismo, excelência e integridade, e confiar em Deus para o momento Kairos.

Nas palavras do apóstolo Paulo: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus fez crescer.”

FIQUE POR DENTRO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos sobre Negócios como Missão